terça-feira, 9 de outubro de 2012

0

Relactação - Para o bebê reaprender a mamar no seio, e aumentar a produção de leite.


Bom meu anjinho, dessa vez o recadinho da mamãe, é para as mamães que estão tendo dificuldade para amamentarem seu bebês.

Tenho notado que muitas mamães estão sofrendo com o baby rejeitando o seio, ou tracando a mama pela mamadeira, então depois de pesquisar, achei a solução, e vou postar a matéria, beijos e espero que ajude!

O termo mais usado para a técnica é relactação. Entretanto essa nomenclatura deve ser usada só quando for relacionada ao estímulo para que as mamas voltem a produzir leite. Em outros casos (aumentar a produção, ajudar na transição da alimentação de bebês prematuros ou produzir leite sem ter gerado um bebê) os nomes corretos são outros (realeitamento, translactação e lactação adotiva induzida, respectivamente), embora utilizem o mesmo método. Mas atenção: qualquer que seja o motivo, a prática deve ser iniciada até o quarto mês de vida do neném.

Segue o passo a passo:

Colocar o leite em pó ou do banco de leite humano em um copinho, na seringa ou mesmo na mamadeira;
Furar o bico da mamadeira com para encaixar uma ponta da sonda, que deve ser de silicone e nº 16 ou de acordo com indicação do pediatra (a sonda compra-se facilmente em qualquer farmácia);
Colocar a outra ponta no bico do seio fixando-a na mama com uma fita adesiva;
Colocar o bebê no colo para amamentar normalmente.
A mamadeira ou o recipiente com o leite, deve sempre estar mais alto do que a mama, e nunca no colo para que o leite desça pela sonda facilmente.

O processo de relactação além de ser uma esperança para a mãe voltar a produzir leite, é também uma técnica usada para aumentar e manter o vínculo entre mãe e filho, sendo especialmente importante em casos de bebês prematuros e que estiveram internado por algum tempo.

A relactação pode ser feita mesmo depois do bebê ter parado de mamar no peito a muito tempo e têm demonstrado resultado até mesmo em mulheres que são mães adotivas, graças à função hormonal.

Durante o processo da relactação é fundamental não dar a mamadeira ao bebê, para que o bebê não se adapte ao bico mamadeira que é muito mais fácil de mamar e desista da mama da mãe. Por isso caso haja a necessidade de dar o leite sem ser neste recipiente, a mulher deve optar por dar o leite num copinho ou numa seringa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nascimento do Príncipe